quinta-feira, 21 de junho de 2012

Futebologia, eis o assunto


Futebologia, do "leandris" Futebol com Tecnologia.

Boa Noite a todos!!
             Gostaria de fazer um post sobre a EURO 2012, porém deixarei para um futuro próximo, fazendo uma abordagem geral da competição. Sendo assim, já que o campeonato Brasilero ainda está morno e por não termos assuntos muito relevantes a comentar (hauhauhau), falarei um pouco sobre a tecnologia.
             Vivemos em um mundo altamente tecnológico, tão tecnológico que nós, que não vivemos profissionalmente da tecnologia, talvez nem saibamos o quanto nossas vidas podem ser ainda mais simplificadas e facilitadas.
             Nos esportes não poderia ser diferente, a NFL usa direto as imagens, no tênis os jogadores têm direito a "desafios", até mesmo o basquete da NBA, tão dinâmico, as usam em algumas jogadas. E a pergunta que não quer calar é o por quê do futebol não usar?? É um completo mistério que tento desvendar há tempos.
             Não acho que devam parar o jogo para ver diversos lances, como por exemplo impedimentos, ao contrário de alguns amigos que pensam desta maneira e inclusive já discutimos isto no futeba semanal. Eu só gostaria que usassem chips nas bolas para determinar se a bola saiu dos limites do campo ou não e se foi gol ou não. Temos 2 exemplos recentes, Inglaterra na copa de 2010 e Ucrânia na EURO 2012 entre outros inúmeros, de equipes prejudicadas. Se for o caso de não quererem usar tecnologia no futebol, que pelo menos dêem mais autoridade aos quintos árbitros ou auxiliares do fundo do campo (aqueles que ficam tipo 2 de paus ou estátuas ao lado da área assistindo o jogo), para que marquem gols, pênaltis, simulações e outras situações que são negligenciadas pelos mesmos.
            Por último gostaria de ouvir opiniões de vocês leitores e colegas sobre a ausência da tecnologia no futebol, já que, se usada com moderação e critério, não tiraria a emoção e dinâmica do jogo e proporcionaria maior justiça. A tecnologia deve ser uma aliada e não uma adversário.

"O homem é tão bom quanto seu desenvolvimento tecnológico permite ser" - George Orwell.

Abraços
Rabugento Tricolor

5 comentários:

  1. Futebol de verdade não tem chip...tem é muita marcação e chutão pra frente, pq bola perto da área é perigo de gol..e eu não gosto de gol.

    ResponderExcluir
  2. Tem q ter chip, câmera e tudo q for necessário para tirar cada vez mais a autoridade desses árbitros fracos e corruptos

    ResponderExcluir
  3. Acho que a paralisaçao do jogo pra recorrer às cameras seria totalmente inviavel. Os outros esportes que vc citou possuem pedido de tempo ou uma esperar maior entre cada ponto/jogada. Futebol è tudo muito dinamico e por isso esse esporte è tao apaixonante.
    A tecnica do chip pode ser testada porque essa de deixar um mongo na linha de fundo vendo se a bola entrou ou nao tà completamente fora de questao depois desse erro na euro.

    ResponderExcluir
  4. Quanto mais tecnologia, mais chato fica o esporte. Veja o caso do tênis. Ui, eu acho foi fora, quero ver na TV. Que viadagem aquilo! O que seria de John McEnroe nos dias de hoje? No caso do futebol é a mesma coisa. O fato do Corinthians ganhar sempre roubado e a Portuguesa sempre ser prejudicada já faz parte da nossa cultura futebolística. É uma característica tão essencial quanto a presença de neblina nos jogos noturnos no Alfredo Jaconi ou a presença de um atacante negro, rápido e baixinho no Goiás. Sempre foi assim e sempre será. Perder com erros de arbitragem já faz parte do futebol, deveria até estar na regra.

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente com a incorporação da tecnologia em prol do futebol. E acho também que seria bem viável usar a tecnologia em lances onde acabaram e geraram dúvidas bem evidentes, e se os caras continuassem com dúvidas mesmo vendo os lances, tornaria o lance válido.

    ResponderExcluir