quarta-feira, 24 de outubro de 2012

... e nós ja fomos mais apaixonados

Fluminense em um dia normal de campeonato brasileiro


O post de hoje fala da triste média de público que temos no futebol brasileiro. A empresa de consultoria Pluri fez um recente estudo divulgando os clubes mundiais com as 100 maiores médias. Do Brasil, apenas 3 times entram nesta conta.

http://www.pluriconsultoria.com.br/uploads/relatorios/os%20100%20times%20de%20maior%20publico.pdf

Em outra tabela, vemos a comparação entre os países dos clubes apresentados. O Brasil aparece na triste décima colocação. Isso porque esta tabela conta apenas a média de publico dos clubes do país que estavam entre as 100 maiores médias do mundo, porque se dependêssemos da média pífia de times como Botafogo, Fluminense e Santos, certamente estaríamos mais abaixo neste ranking.

Vale a situação para pensar o que está acontecendo nas arquibancadas do futebol brasileiro.

Vale também deixar os parabéns ao Santa Cruz, Corinthians e Bahia, os representantes brasileiros na lista.

P.S.: O Borussia Dortmund tem a surpreendente média de ocupação de 100,1%! Isso mesmo! Poderíamos ter uma aula com esses alemães!

6 comentários:

  1. Tem que ver também que a maioria dos grandes estádios estão em reforma pra copa, que não justifica, mas explica muita coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será Savina.. veja a foto http://www.fimdejogo.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/03/maracan2.jpg maraca em jogo do flamengo, 2010

      Excluir
  2. Boa discussão. Mas é difícil achar uma resposta. Talvez a maior explicação esteja mesmo no título do post.

    ResponderExcluir
  3. Consigo pensar em algumas possíveis causas:
    1) Ingressos caros. O Coritiba, por exemplo, cobra quase 100 reais a entrada.
    2) Ainda não nos adaptamos aso pontos corridos. Jogos de mata-mata sem dúvida são mais atrativos.
    3) Campeonatos chatos, como deste ano, em que a 10 rodadas do fim já estava praticamente tudo definido (3 rebaixados,3 libertadores e o virtual campeão)
    4) Falta de cerveja. Eu ia pra tomar cerveja. Se for pra assistir o jogo prefiro no sofá, que tem cerveja e replay.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O coxa foi inteligente fazendo isso, até pq aqui n tem mto povao que torce pro coxa... se vc quer que as coisas mudem seja socio, tudo melhora e é vdde.

      aqui no Brasil os times eram até entao mto iguais certo? tds poderiam ganhar o titulo num ano qualquer, nao = a espanha... quem vai ganhar o espanhol? BARCA, REAL ou A.MADRID e olhe lá... 10 anos é assim e no BRASIL? uahhua entendeu né? Agora que estamos criando um padrão, de quem é melhor, investe mais e $$$ estão ganhando veja os ultimos 10 campeoes e qual foi zebra?!

      mesmo assim, os times grandes" nao levantam tanto publico isso é a parte falha, principalmente no RIO sem maracana, e ainda os caras nao tem estadio VAO SE FODER. mas em SP os principais sempre lotam ai 80% dos estadios nao? GRENAL tbm, no nordeste BAHIA, SPORT, NAUTICO, GALO E CRUZEIRO...O CAP só lotou qdo viro modinha e 20 mil é lixo neh sempre chegará perto de lotar, quero ver qdo tiver os 45 mil ai vai fica um poco vazio SE nao tiver tiem decente, o coxa sofre com isso, Jogo grande arquiba lotadass..todos em pé, mauá meiao lotado e ai os visitantes cheio... a proporcao eh FALHA... fica uma curva VAZIA... vendo na TV parece q n foi ninguem, tinha q por td cadeira e foda-se todos, ai o espaço ficaria bem distribuido dando uma boa impressão e conforto. mesmo ficando em pé.

      a falta da bera tbm é uma boa causa de nao ir mto, vc vai ao estadio pra se distrair e curtir uma coisa legal, com mta emocao. mas aqui é cultura é outra. mas na copa pode, pode arnaldo?! rsrsrs

      entao vamo ver na tv, cada um sozinho em casa, melhor neh... a vida ta indo pro saco... ninguem tem + paciencia com os outros, antes vc ia com os amigos e era legal, grita, chorar, pular, RIR principalmente dos perna de pau ou eu faria esse gol, agora MAS NADA.. ninguem se importa.

      Excluir
  4. Leandro Nicolao Buzatta26 de outubro de 2012 às 09:19

    O maior problema disparado é que o público de altíssima renda no Brasil não gosta de futebol, e acha o programa de ir no estádio "sujo", muvuca etc. Na Europa o poder aquisitivo dos torcedores é melhor e as condições também melhores. Outra coisa é que lá tem menos jogos que aqui e fica uma coisa menos banalizada. Mas pra mim o principal é que no Brasil é esporte de povão e o povão não tem grana pra pagar o que cobram.

    ResponderExcluir