domingo, 7 de outubro de 2012

Més que un clàssic



Em dia de eleições no Brasil, tivemos o clássico mais politizado do mundo no Velho Continente. De um lado os tradicionais, milionários, direitistas do Real Madrid. No outro, os separatistas, rebeldes, anarquistas (mas não menos ricos) do Barcelona.

O Barça contou com os melhores e mais bem preparados jogadores do mundo. Criados, crescidos e unidos numa causa: Tornar o Barça maior do que já é. Como sempre, teve Messi, a Grande estrela, o melhor de todos, o mais adorado, o Lula da bola, em mais um dia de gols.

Mas do outro lado, O Real tinha seu capanga. O Assassino da bola: Pepe! Mesmo falhando no primeiro gol, desceu o sarrafo como de costume e novamente conseguiu segurar o toque rápido e os ataques do Barça.

E o que falar dele: Cristiano Ronaldo! Mesmo sem os gritos da multidão fez 2 gols de quem sabe a hora de aparecer e subir na campanha. Destaque para o segundo, que veio um minuto após a vaia dos 96 mil espectadores que zombaram o craque quando tentou uma bicicleta e caiu de costas. Na comemoração, sem falar uma palavra, discursou com a alegria e confiança de um político eleito, cutucando a torcida adversária com sinais de “calma”.

Lindo Clássico, com direito a hino, boca de urna antes do jogo, grito de independência, lazer na cara, santinhos no mosaico... Tudo igualzinho ao Brasil.

Falando em igualzinho ao Brasil, não vi ninguém com a camisa do Real ou até da Espanha no meio da torcida do Barça. Também não notei nenhum torcedor entre os catalães pedindo a camisa do Cristiano Ronaldo.

Aliás, acho que se tivessem uns 75 mil torcedores a menos, um gramado mais judiado e um juiz que não começasse o jogo caso protesto não terminasse, eu confundiria com um jogo do Brasileirão! Pois a Paixão, meus amigos, é a mesma, ela é Universal.


Um comentário:

  1. Este clássico foi sensacional. 4 gols dos dois melhores jogadores do mundo contra seus principais rivais. Torcida exemplar, gramado perfeito. Só achei q o juiz destoou, deixou o Pepe falar demais.

    ResponderExcluir