terça-feira, 2 de outubro de 2012

Fair Play ou Bobagem?

    Terça agitada no mundo da bola com rodada da Champions. Porém, e sempre há um porém, não será esse o tema abordado hoje. Quero compartilhar de um pensamento que me intrigou bastante ao ver um jogo da semana passada. O jogo é pelo Campeonato Italiano entre Napoli x Lazio.
    O jogo estava em seus minutos iniciais, empatado em zero tentos para cada time, quando em um escanteio o atacante Miroslav Klose desviou a bola com a mão e anotou o primeiro gol para a equipe da Lazio. O lance causou uma revolta por parte dos jogadores napolitanos que estavam perto e viram com clareza o toque ilegal. Fato que não foi visto pela arbitragem, validando o gol. Klose se acusou, confirmou o toque com a mão e o juiz anulou o gol. Foi parabenizado pelos jogadores em campo e pela torcida no estádio. Qual o o sentimento acometeu a torcida da Lazio? O jogo terminou 3x0 para o Napoli se não me engano.
    Há vários outros exemplos na história, o nigeriano Kanu em 2000 pelo Arsenal, tinha acabado de entrar e roubou uma bola que teoricamente era pra ser devolvida, garantindo a vitória para os Gunners. A pedido do técnico do Arsenal, o jogo se repetiu. Mas e em jogos onde a importância é muito maior? Pelas eliminatórias européias para a Copa do Mundo 2010, qual o sentimento dos franceses se o astro Thierry Henry confessasse que dominou a bola com a mão intencionalmente para tocar ao companheiro fazer o gol que eliminou a Irlanda? Ou se puxarmos um pouco mais da memória, talvez não de alguns, e se na final da Copa do Mundo de 86, Maradona acusasse a Mão de Deus.
   Talvez para alguns casos como o de Neymar, o fair play como uma de suas virtudes, descriminalizaria um pouco essa fama de cai-cai.
   E vocês caro(s) leitor(es), o que acham desse rótulo de Fair Play?? E lembram de algum outro lance que possa ser relatado??



Alvinegro Baleteado.

5 comentários:

  1. achei massa a atitude do Klose, as vezes a gente poe a mao na bola ate por intuiçao.. foi massa ele ter admitido.. henry deveria ter feito o mesmo

    ResponderExcluir
  2. Sou a favor do Fair Play em situações como esta. Mas sou totalmente contra a devolução da bola após alguém colocar ela pra fora para atendimento médico, como já postei há um tempo atrás.

    ResponderExcluir
  3. Daniele de Rossi também, ao fazer um gol de mão avisou ao árbitro o que havia feito. Até creio que seja por intuição colocar a mão na bola, mas fair play por fair play, prefiro que lances que sejam finalizados devem ser revistos por televisão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Semana passa nda NFL uma jogada foi revista na tv, em camera lenta e bla bla bla e confirmada erroneamente. Ou seja, não resolveu

      Excluir
  4. Sempre achei que Fair Play é coisa de baitola. Principalmente no que se refere a devolução de posse de bola e a ausência de faltas. Falta faz parte do jogo (é uma parte importante, inclusive). O futebol era bem mais divertido antes de começarem com estas bobagens. Hj em dia qualquer jogada mais intensa o cara é punido e pega 3 jogos de gancho. Qualquer time de perna de pau que faz 1x0 no primeiro tempo se dá o direito de fazer cai-cai. Fair play é o câncer do futebol moderno.
    Quanto a se beneficiar de jogadas ilegais como toques de mão e etc, acho uma baita sacanagem, mas fazer o que?! O jogo tem arbitro pra isso.

    ResponderExcluir