domingo, 2 de setembro de 2012

A voz dos oprimidos: Não há lugar para doçura em um zagueiro

Caros "Futisleitores", é com muita honra, e algum atraso, que publicamos a primeira opinião de um piá pançudo leitor no nosso blog. Segue o texo entitulado acima, de Daniel Bonotto.


"Em reconhecimento ao legítimo movimento grevista, finalmente “os caras que tem um blog” abriram espaço para voz do povo: o leitor tem aqui o seu espaço. É meu  dever usar bem deste momento e deixar algo importante registrado – um marco para posteridade. O problema é que não tenho nada pra dizer e, embora tenha mais o que fazer,  vou tentar não estragar o refrão e mandar uma prosa sobre a vida de zagueiro. Na zaga não há lugar para doçura.

Há quem admire os  zagueiros-craques. Daqueles que sempre chegam na bola, desarmam e saem jogando com a cabeça erguida. Acham incrível o feito de um Gamarra, que saiu de uma Copa do Mundo em oitavas de final sem cometer uma só falta (1998). Temos visto no futebol brasileiro uma recente valorização deste tipo de jogador. Paulo André, zagueiro campeão da América pelo Corinthians é destes jogadores – leve, clássico e até intelectual. Juan foi repatriado pelo Internacional. Enfim, parece ser uma tendência que os últimos jogadores à frente do goleiro devam ser elegantes arautos do fair play.  O zagueiro-meigo está na moda.   

Quem me conhece sabe que prefiro o estilo de zagueiro-grosso, zagueiro-zagueiro, daqueles chuta para frente e chega rasgando. Aliás, não só prefiro mas me identifico com eles – como técnico do Paraguai jamais teria escalado Gamarra com Catalino Rivarola ainda atuando em 1998. Acredito que zagueiro tem que ser feio e impor respeito até com o olhar. De preferência, daqueles que apresentam as credenciais logo no início, para o atacante não ficar folgado e enquanto o juiz ainda tenta levar o jogo na conversa.

Zagueiro bom não tem recurso, mas compensa com força e disposição.  Afinal, a falta faz parte da jogo e está nas regras. Ora senhores, se o cara é bom de bola deveria ser meia-atacante. A zaga deve ser um lugar inóspito e amargo. Zagueiro bom é aquele que para ser vencido exige mais do que habilidade, exige coragem". 

9 comentários:

  1. Me surpreende muito este pensamento e a forma de atuar que você tem, sendo você um fã do Réver. Seria uma vontade de ser zagueiro malemolente inrrustida ou apenas uma contradição??

    Já dizia um amigo meu: "Zagueiro que vira a bundinha pra bola, pra mim não serve". E este é o retrato dos zagueiros fair plays, como o Réver..auhahuhau

    ResponderExcluir
  2. Cara, o Réver não é um Rivarola, mas é um baita zagueiro. Tem raça e precisão. Seu único defeito é jogar muito limpo.

    ResponderExcluir
  3. Ser grosso e ter raça é quase um pleonasmo. Assim como ser habilidoso e ser um frangote. Me admira o cara que sabe jogar, mas marca como se não soubesse. Que gosta de dar um drible, mas prefere dar uma pancada. Que vive sofrendo faltas, mas morre antes de pedir uma. Ou seja, eu me amo! Obrigado por existir, Tiarlie! Você é o cara!

    ResponderExcluir
  4. Carai, achei que o tiarlie tava se declarando pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc se enquadra perfeitamente no time dos frangotes

      Excluir
  5. encaro esse texto mais como uma autoafirmação de assumir uma posição ao qual não se tem habilidade suficiente, nunca foi o primeiro escolhido nas peladas de guri e agora assume uma personalidade uhueheuh

    ResponderExcluir
  6. Aos meus olhos mais parece um trecho de uma biografia do autor. haha. Porém devo discordar, zagueiro grosso e brucutu só é bom aos olhos dos outros. Quem tem um em seu time, sabe bem o que estou falando e os apertos que eles passam.

    ResponderExcluir
  7. cara... gosto de zagueiro que sabe sair jogando, levanta a cabeca e tal.. mas o que voce falou foi aplicado pelo palmeiras. o henrique (que nao eh grosso) foi deslocado para o meio campo pelo felipao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outro bom exemplo é o Thiago Silva que jogou inumeras vezes como volante na temporada passada pelo Milan. E com certeza ele tem muito mais qualidade que Ambrosini e Gattuso com a bola nos pés.

      Excluir