quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Uma experiência a ser compartilhada




Estava a dormir em meu apartamento de praia neste ultimo sábado. Feriado da semana da pátria, cidade de Barra Velha (litoral norte de Santa Catarina) cheia de seus turistas sazonais. De repente sou acordado pelos gritos de gol vindo do bar próximo. Curioso e apaixonado por futebol que sou, acordei e desci rapidamente para acompanhar o que estava acontecendo. Era o jogo entre JEC (Joinville Esporte Clube, para os leigos) e Avaí, pela segunda divisão. Aproximadamente 30 torcedores acompanharam a vitória do time Joinvillense sobre o time da Ilha.

Após o jogo, permaneci no bar para acompanhar o jogo do meu time, Coritiba, contra o Flamengo. Poucos torcedores permaneceram, entre estes, o único Avaiano que acompanhou o jogo anterior.

Iniciada a partida, este começou a demonstrar que estava torcendo pelo flamengo. Indagados com a situação, os Jequianos que permaneceram no bar questionaram ele sobre o porquê de tal fato. Ele se explicou:
-É que eu torço pelo Avaí, Palmeiras e Vasco.

Todos zoaram este cidadão, que tentou se explicar, falando que quando criança acompanhou pela televisão estes times, enquanto os times do estado não tinham tamanha divulgação. Disse ter acompanhado o time da tal “Academia do Palestra”, que jogou o futebol mais bonito da história e por isso torcia contra o Coritiba, que briga com o Palmeiras para sair da ZR.

Aí que veio a jogada de mestre, quando o dono do bar, meu amigo pessoal, o colorado Rogério, que falou para ele:
-E aí você ensina seu filho a fazer a mesma coisa, né?

Lições sobre toda a situação:

#1 No futebol, não se deve escolher time pela qualidade, títulos ou jogadores. Acredite: seu filho não será o melhor do mundo. E você... vai amá-lo menos por isso?

#2 Time é como mãe: único. Você pode até simpatizar com outro, mas torcer contra um time porque seu outro time corre risco??? É muita bagunça.

#3 Você pode muito bem ser Corintiano ou Flamenguista, mas saiba que isso acontece porque a Globo passa semanalmente pelo menos um jogo e dedica um bloco do Globo Esporte para esses times. Acredite: não é um sentimento inexplicável.

#4 Torcer pelo time da sua cidade/região, e poder acompanhá-lo de perto, no estádio ou mesmo num barzinho, é muito bacana.

#5 O JEC é um time Grande. Não um desses de empresários que vimos ultimamente na primeira divisão como São Caetano, Grêmio Barueri e Santo André. Tem seus torcedores (locais em sua gigante maioria) e uma média de público maior que a do Líder da primeira divisão, o “Gigante” Fluminense (http://globoesporte.globo.com/numerologos/platb/2012/08/15/norte-nordeste-paixao-incondicional/). Por isso, seria muito bacana vê-lo de volta a Primeira Divisão.

3 comentários:

  1. Eu só não entendi uma coisa, o cara torce para o Vasco dentre outros times, mas aí torce a favor do Flamengo contra um time que "está brigando" com o Palmeiras pelo rebaixamento ? Ou o cara é um fanático pelo esporte ou viaja na maionese completamente

    ResponderExcluir
  2. Jonville é a maior cidade de SC. Merece sem dúvida ter um time na primeira divisão.

    ResponderExcluir
  3. Leandro Nicolao Buzatta15 de setembro de 2012 às 07:44

    O cara torce pro principal rival de um dos times dele pra tentar salvar o outro time. Por isso q o cara tem q torcer pra um time só. É mta bagunça. De qq forma torço pro JEC subir e a história relatada foi legal.

    ResponderExcluir