quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Mentes Brilhantes

Bom dia Leitores. Hoje teremos a postagem de mais um assíduo leitor. Nosso colega Maikon. Boa leitura


         Lembro-me, como se fosse hoje, daquele gol de cabeça do Sorato na final do Campeonato Brasileiro de 89. Tinha 8 anos na época. Morava em Maringá, mas estava na casa de parentes em Curitiba. São parentes que pouco tenho contato hoje em dia e quase nada sei sobre eles, mas lembro claramente que um deles era coxa-branca e flamenguista. Do que mais me recordo do ano de 89? Absolutamente nada. Provavelmente, jamais lembraria dessa visita, não fosse por esse jogo. 
        É impressionante nossa capacidade para armazenar acontecimentos relacionados ao futebol. Visualizo perfeitamente onde assisti a cada jogo da Copa de 94 e com quem estava, mas não faço a menor idéia de onde passei a ceia de Natal e o Reveillon do mesmo ano. De cabeça, sei a escalação do Santos de 95, poderia até citar os principais reservas. Mas teria que fazer um esforço grande para listar os nomes de 11 pessoas que estudaram comigo na oitava série.
        Quando o assunto é futebol, lembramos de nomes, anos, gols, lances, detalhes. A memória funciona à todo vapor. E não precisamos ter vivido o momento, basta ler, assistir, ouvir falar, que a informação futebolística simplesmente gruda e não sai mais. 
        Algumas pessoas tem facilidade com números e cálculos, outras com literatura, música, artes... Nosso dom é outro, somos gênios da bola! Não gênios do jogo jogado, como Pelé e Maradona. Somos gênios do jogo pensado. É um exercício simples para qualquer freqüentador desse espaço citar os países campeões das Copas do Mundo, desde 1930. Acredito que muitos não precisariam do Google para acertar também a maioria dos países sede e as seleçōes vice-campeãs. Mas quantos de nós conseguiriam citar os Presidentes da República do mesmo período? Eu passo, repasso e pago. 

      Gostaria de saber de vocês, blogueiros e leitores, quais suas lembranças mais antigas relacionadas ao futebol?


8 comentários:

  1. Sensacional! Os leitores mandando ver no blog.
    Meu jogo de 1989 foi um GREMIO 6x1 Flamengo. Jogo histórico de Cuca, Assis (o irmão do dentuço), Paulo Higidio, Alfinete...e por aí vai

    IMPORTANTE: o Leandro serviu de modelo para caricatura da figura.

    ResponderExcluir
  2. Hhahahaha..vai te catar Daniel..Tem inveja da minha cabeleira e do meu queixo de homem..ahuhauhua. Bom, achei o texto muito bom, um dos melhores já escritos aqui porém com um grau de complexidade e profundidade muito grande pra ser a opinião de um piá pançudo. De qualquer forma é incrível mesmo esta capacidade que nós, apaixonados pelo futebol, temos de guardar lembranças. As minhas lembranças sobre futebol começam em 94 e de lá pra cá tenho algumas lembrança marcantes do meu Grêmio em especial:
    1 - o título da copa do Brasil de 94 roubado contra o Ceará
    2 - os jogos internacionais e a comemoração com carreata em Cascavel da libertadores de 95
    3 - O maracanazo na final copa do Brasil de 97
    4 - O Marinho driblando o ataque corinthiano em SP na final da copa do Brasil de 2001
    5 - A batalha dos aflitos
    6 - E um dos jogos mais marcantes, pelos acontecimentos, pela ruindade das equipes e principalmente dos atletas que marcaram gols. Ceará 3 x 4 Grêmio pela série B em 2005. Começamos atrás, fizemos um gol da intermediária com o péssimo M. Oliveira, na sequencia Domingos faz gol contra e 2 x 1 Ceará. No segundo tempo o Ceará fez o 3. Logo após Fábio Bala, horrível, cruzou e o zagueiro cearense fez contra (2° gol contra da partida). Depois o tenebroso Patrício ainda faria o empate de pênalti e nos acréscimos um zagueiro cearense faz o terceiro gol contra da partida e a virada do Grêmio. Sem dúvida alguma aquela série B foi muito bizarra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, a foto é uma tele-lateral sua, certeza.

      Também lembro desse jogo "6" contra o Ceará. Um dos mais bizarros até hoje. Bom..aquele ano foi surreal para o tricolor.

      Excluir
  3. Interessante é ver como fica mais fácil lembrar de momentos da sua vida através do futebol. Por exemplo, lembro facilmente que me mudei pra Curitiba em dezembro de 96 porque logo em seguida teve a final do Campeonato Brasileiro entre Grêmio e Portuguesa.

    ResponderExcluir
  4. Galera minhas lembranças são somente alcoólicas .... Tenho mantidos na memória todos os rótulos de cerveja que bebi durante os jogos.... Valeu a colaboração para o blog ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Copa de 2002 tomando Santa Cerva... essa eu lembro bem!

      Excluir
  5. Lembro como se fosse hj de uma visita a casa do meu tio em Curitiba, qe estava prestes a casar, mas só me lembro pois era a final da mercosul de 2000 entre Palmeiras x Vasco. Hahahaha e concordo com a tele-lateral!!!

    ResponderExcluir
  6. eu nasci em 86 e tenho algumas memorias do brasil eliminado em 90 pela argentina.. nao lembro nada do jogo, mas lembro da galera puta da cara

    ResponderExcluir