quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Violência no Futebol!!

Este post é um pouco a parte do esporte em si, e tratará do assunto que envolve o entorno. Não falará de jogadas violentas e sim de torcedores violentos. Há tempos que gostaria de comentar sobre públicos nos estádios e vou comentar em breve, mas também há tempos a violência me incomoda e acho oportuno falar sobre já que possui relação direta.

O que me fez tratar deste assunto foi um ato que ocorreu há umas semanas atrás aqui em Curitiba. Em um jogo entre Coritiba x Sport, um torcedor do Paraná Clube foi assassinado por um torcedor do Atlético-PR por estar socializando com torcedores do Sport. Pera lá? Um torcedor de um time é assassinado pelo rival no dia do confronto do terceiro rival contra um time do nordeste. Onde é que isso vai parar?? Qual é a lógica disto tudo??



Há anos sou frequentador de estádio, tenho como hobby, gosto de ir, analisar, gritar, xingar, dar risada e por um certo tempo fui acompanhando a redução do número de espectadores e isto está relacionado à dois fatores, facilidade de assistir a jogos por internet, pay per view, gato net e azboxes da vida e logicamente a violência. Além do mais a violência proporcionou outro fato desagradável, que foi a suspensão da venda de bebida alcoolica, o que afasta um bom número de pessoas também. Ou seja, a violência é responsável direta e indiretamente pela diminuição do público (apesar que a parte da bebida alcoolica eu acho uma tolice sem tamanho, já que você pode encher a cara em casa e ir pro estádio, além do mais o marginal não age por estar bêbado, e normalmente não está, ele age por ser marginal).

Porém há uma esperança, nos últimos tempos a polícia está se organizando melhor e acho que o público anda tomando um pouco de consciência, o fato é que tenho visto muito mais crianças, famílias, mulheres e isto torna o espetáculo mais divertido. É gostoso ver pais levando filhos pela primeira vez no estádio, casais assistindo juntos, mulheres belas torcendo (ou querendo achar um namorado) pelo seu time.

Assim como os outros problemas de segurança pública, o futebol sofre com a impunidade e enquanto continuar teremos muitas pessoas receosas em ir aos estádios. Além disso outro problema sério são diretorias que bancam os marginais para ter votos, assim eles não procuram trabalho e ficam o dia todo lagarteando e organizando confusão.


Que a impunidade acabe, que as torcidas voltem e que os estádios encham. São meus votos.

"A violência é o último refúgio do incompetente" Isaac Asimov

Abraços, Rabugento Tricolor

3 comentários:

  1. Vai cagá!
    Amanhã o Brasil disputa a medalha de ouro no futebol nas olimpíadas e vc me escreve sobre violência nos estádios??!!

    ResponderExcluir
  2. O meu comentário sobre o futebol masculino Olimpíco foi há algumas semanas atrás, muito pertinente e premonitório. Domingo eu escrevo novamente e aí tratarei deste assunto me achando por ter acertado o resultado, a conquista do ouro..ahuauhuhauha..Além do mais torço pro Uruguai e pra Itália.

    ResponderExcluir
  3. hummmm boiola... torce pra Italia!! bichona!

    ResponderExcluir