terça-feira, 31 de julho de 2012

Gramado dos Aflitos


Dias atrás falei da possibilidade de uma serie A nacional formada por mais times. Nada como um dia após o outro para mudar de opinião.

Justifiquei uma serie A com mais times apoiado na idéia de que o Brasil é um país de dimensões continentais, não podendo ter um torneio baseado na fórmula dos campeonatos europeus. Achava uma injustiça times com belas torcidas, como Paysandu, Remo, Santa Cruz dentre outros amargarem uma sequência de anos longe da elite nacional.

O problema é que, semana passada, assisti ao jogo entre Coritiba e Náutico, no estádio dos aflitos. Fiquei indignado com a condição do gramado. Com certeza já joguei em campos de pelada melhor do que aquele. O time tem que dar, se não aos seus jogadores, pelo menos aos adversários, a estrutura mínima para o atleta atuar com segurança e desempenhar um bom futebol.

O fato não é o gramado por si só. É que o gramado é aquilo que mais vemos no estádio. Imagina aquilo que fica escondido das câmeras! Um clube que não dá uma estrutura mínima para seus visitantes, não merece uma vaga entre os grandes do Brasil.

Não deixo de ser um admirador das fanáticas torcidas do Norte e Nordeste por esse fato. Apenas creio que se esses clubes querem mais adeptos da idéia de que eles merecem mais espaço na elite, precisam dar um mínimo de estrutura para um futebol de bom nível. Caso contrário, ficarão para sempre com seus times revezando entre 2 ou 3 das 20 vagas da nossa elite (como mostra a preconceituosa, mas verdadeira, piada do NaoSalvo.com.br sobre os times da elite em 2011).


4 comentários:

  1. P.S.: a imagem final serve apenas como ilustração. Dela, a única coisa que eu realmente achei graça foi da piada do Ceará e Bahia mesmo. as demais são todas manjadas, sem graça e/ou desatualizadas.

    ResponderExcluir
  2. O problema de estrutura é muito maior do que parece, os próprios times do Rio têm uma estrutura pífia e poucas condições aos atletas. Tem vários times que não pagam jogador, atrasam salário etc..É um problema crônico e irreversível. Quanto as piadinhas boas mesmo só a do Flamengo, Vasco e Corinthians, boas mas velhas. As demais eu faria muito melhor.

    ResponderExcluir
  3. O pior de tudo é ver que alguns estadios ainda serao usados na Copa de 2014.
    Outra coisa, imaginem um jogo da copa no Rio Grande caindo uma chuva do caralho que nem tava no confronto entre Gremio x Coxa pela sul-americana. Alias, nao lembro de nenhum jogo da copa do mundo que tenha caìdo um temporal e as condiçoes ficassem parecidas com a partida da ultima terça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mas esse é o problema do clima tropical do país-sede né Felipe. Aí já nem entra questão de estrutura. Eu, como gremista, já vi diversos jogos do Grêmio em chuvas torrenciais, mesmo após passar o dia chovendo e a drenagem sempre deu conta. Acho que a copa no Brasil vai sofrer um pouco com a questão do clima.

      Excluir