segunda-feira, 16 de julho de 2012

Mais uma chance, para alguns.


Eu sei que faz quase uma semana, mas é a primeira oportunidade que tenho para falar sobre a decisão da Copa do Brasil. E querem saber, nem vou comentar sobre o jogo, sobre a decisão em si. Não há necessidade, já foram feitos comentários pertinentes. Mas uma coisa ainda não foi dita, o pós. Um já conseguiu, o outro tem mais uma chance.
Já estão falando em rebaixamento faltando 29 rodadas para acabar o Campeonato Brasileiro, já estão falando em títulos, já estão falando em Libertadores 2012. E todos têm razão. O lanterna já está 6 pontos para sair da zona de rebaixamento. Essas mesmas duas partidas separam o líder da zona de classificação para a Libertadores. Muitos podem falar que 6 pontos não são muita coisa, mas a partir do momento que a pressão vai aumentando, mais real se torna o problema.
Mas nessa história toda, há um porém. Nessa altura do campeonato a maioria dos times já sabem o que almejam. Alguns sabem que têm total chance do título, outros sabem que a Libertadores é logo ali, da mesma forma que para outros o fantasma da série B os apavora. Digo isso porque além das circunstâncias que acontecem todo ano, esse ano é pior: os desfalques olímpicos. São Paulo e Inter, apesar do bom começo, terão de se superar durante as Olimpíadas. O Santos também, mas com outro objetivo, o de tentar, quem sabe, uma Libertadores. Não acredito.
Agora, onde eu queria chegar. Alguns times têm outra chance de ouro. A Copa Sul-Americana. O caminho mais rápido para a Libertadores. O campeonato onde Botafogo, Coritiba, Grêmio e São Paulo deveriam entrar com força máxima. Porque, assim como a Copa do Brasil, os times deveriam dar mais atenção à competição. Isso deixa claro que em 2012 é cada macaco no seu galho, uns vão pelo Brasileiro, porque só o tem. Outros vão pela Sul-Americana, porque a tem. E outros vão apenas jogar para ficar. Todos têm chance, só basta fazer a escolha certa.

8 comentários:

  1. Agora vai dar pra começar a ter uma noçao de como o campeonato brasileiro prosseguira!!! E concordo, os times brasileiros deveriam entrar melhores preparados pra a sul-americana!!!

    ResponderExcluir
  2. Sul americana soh vai começar a ter valor qndo um time de massa brasileiro ganhar. Ou qndo um time ganhar mtas seguidas.ou qndo começar a pagar mto bem. De qq forma, eh um belo atalho pra libertadores.

    ResponderExcluir
  3. Pra mim, a sul-americana tem uma formula de disputa horrivel. Se fizessem algo como a relaçao champions x liga europa com a libertadores x sul-americana talvez melhoraria o interesse dos clubes brasileiros pela competiçao. Mas enquanto houver essa fase nacional inicial fica dificil de ter interesse atè mesmo para os torcedores

    ResponderExcluir
  4. mas cara, pra quem sabe que a chance pelo título é pouca e tem problemas para um campeonato longo como o brasileiro, a sul-americana é a chance de disputar algo para o ano que vem ou até levantar uma grana ganhando algumas fases.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, concordo com isso. Tem equipes que dificilmente chegarao nas cabeças no brasileirao que tem obrigaçao de focar na sul-americana pra tentar chegar na libertadores.
      Sò critiquei a formula de disputa da competiçao, principalmente com relaçao a data. Talvez se conseguissem encaixar a competiçao rolando paralelamente com a libertadores atraria mais a atençao dos clubes e torcedores.

      Excluir
    2. O certo seria diminuir o numero de equipes na libertadores. Na libertadores joga jogam mtos times podres, na sul-americana é pior ainda. Diminuindo o número de times que jogam a libertadores equipes mais qualificadas jogariam a sul-americana e cada país teria menos vagas totais em torneios continentais. Um dos motivos da sul-americana ser desvalorizada é q no brasileiro, quem não vai pra libertadores e não é rebaixado praticamente ta na sul-americana. Então é uma coisa que mta gente joga e joga pq ganhou de presente a vaga e não pq conquistou.

      Excluir
  5. A Copa Sulamericana é a série B da Libertadores. E quem ganha tá na série A do ano seguinte. É pra se comemorar. Mas nada além disso.

    ResponderExcluir
  6. o futebol boliviano pode ser uma merda, agora, não dá pra simplesmente varrerem eles do futebol sulamericano. Assim como olhamos para o bolívar, eles também devem ter olhado para o são caetano e falado, quem é esse time que tá na final da libertadores ? tudo depende do ano, mas tem que entrar para disputar. se ganhou é porque mereceu

    ResponderExcluir